3 a 6 de junho de 2025
Intermediartes - Conferência Internacional em Media, Artes e Interação, tem como missão promover a interseção entre as artes e as tecnologias através de um conjunto de atividades interdisciplinares. Esta Conferência Ciclo pretende ser uma interface e um espaço de diálogo e discussão, onde as diferentes sobreposições de media, artes e interação despertem novas abordagens criativas nos diversos domínios, aproximando academia, artistas e comunidade envolvente. O foco do Intermediartes é impulsionar novas aprendizagens complementando a formação de todos os envolvidos, mas também incentivar à divulgação artística e científica.
Nesta 7ª Edição, o Intermediartes realizar-se-á entre os dias 3 e 6 de junho, e tem como tema Conexões rizomáticas: Contaminações Criativas em Práticas Interdisciplinares.
Entrámos em 2025 com a sensação de que os agentes, ações, produções e sistemas que constituem a sociedade estarão mais polarizados, individualizados, radicalizados, centralizados, hierarquizados, do que nunca. Um todo regimentado no qual algumas partes são mais importantes do que outras, controlam as outras, têm mais oportunidades do que outras, onde umas vivem melhor e outras nem sequer sobrevivem. No postulado deleuziano e guattariano, isto será, quiçá metaforicamente, o sistema do tronco e dos ramos e das raízes, no qual aquele será o primeiro, o importante, e estes os segundos, o resto; ou seja, um sistema hierarquizado e verticalizado, mesmo que constituído por ramificações e disciplinas contribuintes plenas para o sistema—este que nunca compreendeu a verdadeira grandeza da multiplicidade e interação não subordinada. Um Rizoma, em vez de se constituir como um sistema ou regime de desenvolvimento ou progressão linear, composto por conexões hierarquizadas, é um contexto alinear, composto por conexões múltiplas, ubíquas, todas-entre-todas, que contribuem de forma não verticalizada e sem fronteiras para o contexto. Voltando a Deleuze e Guattari (1987) "The rhizome is reducible neither to the One nor the multiple (...) It is composed not of units but of dimensions, or rather directions in motion." Um Rizoma é, podemos dizer, constituído por relações laterais, descentralizadas, proliferantes e interligadas. Um sistema heterogéneo que não distingue entre o individual e o coletivo, para o qual contribuem todas as partes em pé-de-igualdade, mesmo que com contributos e contaminações diferentes, onde todas as partes vivem e sobrevivem nele, sejam estas mais parecidas ou completamente diferentes, o que o torna mais resiliente e lhe confere um potencial criativo, manifestador e expressivo maior e mais elevado. Há ainda um outro aspeto relevante: a obra criada por vários agentes, heterogénea por isso, é mais original, única e inimitável justamente porque partilha, incorpora, no seu traço diversidade de sonhos, de pensamentos e ações. Conexões Rizomáticas: Contaminações Criativas em Práticas Interdisciplinares, não sendo um apelo exclusivo, pois isso contrariaria a própria essência temática, é um apelo para que as propostas este ano se inspirem na interdisciplinaridade e inspirem a colaboração, contaminação, partilha, co-criação, co-responsabilidade e co-produção.
Intermediartes convida assim académicos, investigadores, artistas e profissionais a submeterem artigos de investigação teórica, prática ou experimental sob forma de artigos e/ou artworks que devem explorar, mas não se limitam, aos seguintes tópicos:
Chairs
Bruno Pereira (ESMAE); Horácio Marques (ESMAD); Luís Leite (ESMAD); Rui Rodrigues (ESMAD)
Equipa
Hugo Mesquita (ESMAD); João Azevedo (ESMAD); Pedro Santos (ESMAE); Tiago Dionísio (ESMAD)
José Alberto Gomes (CITAR/UCP); José Raimundo (ESD/IPCA); Luís Leite - Chair (ID+/ESMAD/P.PORTO); Marco Conceição (ESMAE/P.PORTO); Maria Manuela Lopes (ESE/P.PORTO); Miguel Carvalhais (i2ADS/FBAUP); Olívia Marques da Silva (ID+/ESMAD/P.PORTO); Paulo Bernardino (DeCA/UA); Pedro Amado (i2ADS/FBAUP); Ricardo Melo (Fraunhover Portugal AICOS); Rodrigo Carvalho (FBAUP); Rui Rodrigues - Chair (ID+/ESMAD/P.PORTO); Rui Torres (ICNOVA/Universidade Fernando Pessoa)
Álvaro de Brito Moreira (MIEC/CAAC); Bruno Pereira (ESMAE - P.Porto);Horácio Tomé Marques (ESMAD - P.Porto); Luís Leite (ESMAD - P.Porto)
ESMAD (Auditório Luís Soares, Blackbox); ESMAE (Teresa de Macedo); Centro de Memória
Laboratório Criativo
O Hackathon InterMediArtes (HIMA) é um laboratório de criação multidisciplinar que relaciona as artes com as tecnologias emergentes. Este espaço de criação intensivo e experimental é formado por estudantes dos mestrados em Arte e Tecnologia do Som da ESMAE e em Media Digitais Interativos da ESMAD, bem como estudantes de outros cursos que procuram cruzamentos disciplinares e explorar os media artes e a interação. Todos os anos abrimos uma chamada para estudantes de outros cursos, para estimular estes cruzamentos disciplinares. Este é um formulário de inscrição para aqueles estudantes que pretendam participar nesta iniciativa que se realiza no Centro de Cultura do P.Porto e na Blackbox da ESMAD. Os projetos desenvolvidos na HIMA são apresentados ao público no último dia do Intermediartes.
Bruno Pereira (ESMAE); Horácio Marques (ESMAD); Hugo Mesquita (ESMAD); Pedro Santos (ESMAE); Luís Leite (ESMAD); Tiago Dionísio (ESMAD); Rui Rodrigues (ESMAD)
ESMAD; ESMAE; Centro de Memória (Claraboia, Cocheira, Torre)
Artigos
Sob o Tema, Conexões Rizomáticas: Contaminações Criativas em Práticas Interdisciplinares, o Intermediartes 2025 recebe propostas de artigos, os quais terão revisão em blind review por uma comissão científica. Os artigos terão depois oportunidade de publicação nas Atas da Conferência (em formato digital).
A plataforma CMT da Microsoft CMT foi utilizada para gerir o processo de revisão para esta conferência. Este serviço foi disponibilizado gratuitamente pela Microsoft suportando todas as despesas, incluindo os custos dos serviços da nuvem Azure bem como todo o suporte de desenvolvimento de software.
Qualquer assunto ou dúvida deve enviar e-mail para: intermediartes@esmad.ipp.pt
ArtWorks
o Intermediartes 2025 recebe propostas de obras artísticas intermedia, as quais serão consideradas por uma comissão de curadoria artística (CCA) que fará a curadoria desta secção do Intermediartes 2025. As obras submetidas serão analisadas e poderão ser selecionadas para uma, ou mais, das seguintes vertentes:
Notas:
Artigos, Artworks
Artigos
Submissão dos artigos ->30 março
Comunicação dos resultados -> 4 maio
Camera Ready Version -> 11 maio
Artworks
Submissão dos artigos -> 30 março
Comunicação dos resultados -> 4 maio
Camera Ready Version -> 11 maio