MEDIA, ARTES E INTERAÇÃO

4 a 7 de junho

View content View content

ÂMBITO

Conferência em Media, Artes e Interação

Intermediartes - Conferência Internacional em Media, Artes e Interação, tem como missão promover a interseção entre as artes e as tecnologias através de um conjunto de atividades interdisciplinares. Esta Conferência Ciclo pretende ser uma interface e um espaço de diálogo e discussão, onde as diferentes sobreposições de media, artes e interação despertem novas abordagens criativas nos diversos domínios, aproximando academia, artistas e comunidade envolvente. O foco do Intermediartes é impulsionar novas aprendizagens complementando a formação de todos os envolvidos, mas também incentivar à divulgação artística e científica.

Descarregar programa em PDF

Descarregar o programa das Sessões do Intermediartes em PDF

Nesta 6ª Edição, o Intermediartes realizar-se-á entre os dias 4 e 7 de junho, e tem como tema , Ideias, atos e artefactos de liberdade.

Intermediartes convida assim académicos, investigadores, artistas e profissionais a submeterem artigos de investigação teórica, prática ou experimental sob forma de short papers, e/ou artworks e performances que devem explorar, mas não se limitam, aos seguintes tópicos:

  • Ambientes Virtuais e Interativos
  • Ambientes Imersivos
  • Animação Performativa ou Interativa
  • Arte Digital
  • Arte Generativa
  • Computação Física
  • Narrativas Interativas
  • Design de Interação
  • Inteligência Artificial e Criatividade
  • Inteligência Artificial Generativa
  • Media Digitais e Interativos
  • Marionetas Digitais
  • Som e Interatividade
  • Programação Criativa
  • Realidade Aumentada e Virtual
  • Video Mapping
  • Interatividade nas Artes Performativas
  • Live interfaces

Comissão Científica/Artística

-

Ana Carvalho (UMAIA); André Baltazar (CITAR/UCP); Bruno Pereira - Chair (ESMAE - P.Porto); Bruno Giesteira (FBAUP); Cristina Castro (ESMAD - P.Porto); Emília Simão (UPT. Porto); Filipe Lopes (ESMAD - P.Porto); Francisca Rocha (Independent Artist & Researcher); Gilberto Bernardes (FEUP); Horácio Tomé Marques - Chair (ESMAD - P.Porto); Hugo Mesquita (ESMAD - P.Porto); José Alberto Gomes (UCP - Escola das Artes); José Simões (USJ - Macau) José Raimundo (ESD - IPCA); Luís Leite - Chair (ESMAD - P.Porto); Marco Conceição (ESMAE - P.Porto); Maria Manuela Lopes (ESE - P.Porto); Miguel Carvalhais (FBAUP); Olívia Marques da Silva (ESMAD - P.Porto); Oscar Rodrigues (Digitópia - Casa da Música); Paulo Bernardino Bastos (DeCA - UA); Pedro Santos (ESMAE - P.Porto); Pedro Amado (FBAUP); Ricardo Melo (Fraunhofer); Rodrigo Carvalho (FBAUP); Rui Penha (ESMAE - P.Porto); Rui Rodrigues - Chair (ESMAD - P.Porto); Rui Torres (UFP);


Comissão Organizadora

Chairs

Bruno Pereira (ESMAE); Horácio Marques (ESMAD); Luís Leite (ESMAD); Rui Rodrigues (ESMAD)

Equipa

Hugo Mesquita (ESMAD); João Azevedo (ESMAD); Pedro Santos (ESMAE); Tiago Dionísio (ESMAD)


-


Speakers

Intermediartes

Speakers

Felipe Shibuya

6 junho 15h Auditório Luís Soares (ESMAD)

Speaker

Felipe Shibuya é um artista visual e ecologista brasileiro. Explora a interseção cativante entre arte e ciência, com profundo foco em biologia e ecologia. O seu trabalho visa revelar a visualidade da natureza nas suas cores, formas e padrões. Ao converter dados intrincados científicos em conteúdo digerível, pretende democratizar o conhecimento e despertar a curiosidade, incentivando, assim, uma sociedade mais esclarecida, envolvida e justa. No seu trabalho, combina harmoniosamente diferentes formas de media com métodos científicos, incluindo elementos como esculturas, vídeos, culturas bacterianas e biomateriais. Esta fusão entre arte e ciência, possibilitada pela sua vasta formação, incentiva uma abordagem holística que transcende as fronteiras disciplinares tradicionais. O seu trabalho com colónias bacterianas serve de exemplo: nutre esses organismos até que produzam pigmentos visíveis, formando a base da sua arte. As fotografias, esculturas e vídeos resultantes exploram a jornada da invisibilidade à visibilidade, ampliando a nossa percepção e provocando diálogo sobre nossa relação com essas espécies. O seu objetivo é lançar luz sobre as nossas ligações profundas com a natureza, promovendo a noção de que somos parte integrante do ecossistema (especialmente quando vemos aquelas cores). Felipe Shibuya acredita que compreender e abraçar esta interligação é vital para um futuro verdadeiramente sustentável. Atualmente leciona na Rhode Island School of Design, no Departamento de Estudos Experimentais e Fundamentais. O seu trabalho foi exibido em galerias de todos os continentes – de Portugal ao Uruguai – e foi apresentado em publicações de prestígio, incluindo National Geographic e Ecology.

Mónica Santos

7 junho 15h00 Auditório (Centro de Cultura do P.Porto)

Speaker

Mónica Santos é uma autora multifacetada com dois prémios Sophia da Academia Portuguesa de Cinema e uma nomeação para o César da Academia Francesa de Cinema. Com uma visão artística singular, constrói universos que reinventam o real, conferindo-lhes um olhar poético e surreal que inquieta a nossa percepção. Depois de terminar o mestrado no Royal College of Art, como bolseira da Gulbenkian, trabalhou em diversos géneros cinematográficos. Hoje em dia divide o seu tempo entre a realização cinematográfica e a direcção de arte. As curtas-metragens “Amélia & Duarte” e “Entre Sombras”, em co-realização, unem a técnica de animação com imagem real, distinguindo-se pelos prémios recebidos nacional e internacionalmente. É membro da Academia de Cinema Portuguesa e da Academia de Cinema Americana - Oscar. “Alma” ganhou vários prémios, e recentemente foi lançado o filme “O Casaco Rosa”, baseado no inspetor de polícia fascista, assim como “Palma”, uma história sobre o luto com laivos surreais.

Oscar Rodrigues

7 junho 10h30 Sala Teresa Macedo (ESMAE)

Speaker

Óscar Rodrigues is a musician and educator from Porto, Portugal, who works mainly in the fields of classical music (with a focus on electronic music) and community and collaborative music. After graduating in Economics from the University of Porto he went on to study composition, and graduated in Composition from the Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo (ESMAE), also in Porto. He later concluded a Masters degree in Composition and Music Theory (ESMAE), with a project in the area of Real-Time Composition that led to the creation of Instant Ensemble - Porto’s Real-Time Composition Ensemble, of which he is the artistic director, and another Masters degree in Music Teaching from the School of Arts of UCP - Porto, with research in the area of improvisation. He's currently the curator and team leader of Digitópia, at Casa da Música, a group dedicated to music creation and education using the facilitating power of technology, of which he's been a part of since 2010. Hismain activities at Casa da Música include the performance of electronic music with resident and guest ensembles (such as the Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música and the Remix Ensemble), with several national and world premieres, the development of workshops and educational programs, the artistic direction of educational concerts, software programming, and research and development, with a special mention to the recent creation of PEMS, Porto Electronic Music Symposium, an international meeting point of different people working on music and technology, which also includes concerts, workshops, keynotes, roundtables, and others. As a composer, he has published and recorded works for various formations and media, from solo instrument to orchestra, chamber music and music for film, theater and dance.

Rui Torres

6 junho 10h30 Auditório Luís Soares (ESMAD)

Speaker

Rui Torres estudou ciências da comunicação, línguas e literaturas românicas, semiótica e comunicação, analisando atualmente, na sua prática pedagógica e criativa, o modo como essas áreas se cruzam e transformam com os meios digitais. Professor catedrático na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Fernando Pessoa, no Porto, fez agregação em Ciências da Informação - Estudos Multimediáticos, e tem atuado como professor convidado em várias Universidades, em Portugal e no estrangeiro. É membro integrado do Grupo Cultura, Mediação e Artes do ICNOVA - Instituto de Comunicação da NOVA e colabora com o Grupo Mediação Digital e Materialidades da Literatura do Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra. Faz parte do Board of Directors da ELO - Electronic Literature Organization. Coordena a coleção de livros Cibertextualidades (Publicações FFP) e é coeditor da Electronic Literature Series (Bloomsbury Publishing). É o coordenador do Arquivo Digital da Literatura Experimental Portuguesa (www-po-ex.net) e investigador do projeto FICTRANS - Transmedialización e Hibridación de Ficción y no Ficción en la Cultura Mediática Contemporánea, na Universidade de Granada, Espanha. As suas publicações e trabalhos criativos de literatura eletrónica estão disponíveis em www.telepoesis.net

Hackathon

Laboratório Criativo

HACKATHON

laboratório de criação multidisciplinar

O Hackathon InterMediArtes (HIMA) é um laboratório de criação multidisciplinar que relaciona as artes com as tecnologias emergentes. Este espaço de criação intensivo e experimental é formado por estudantes dos mestrados em Arte e Tecnologia do Som da ESMAE e em Media Digitais Interativos da ESMAD, bem como estudantes de outros cursos que procuram cruzamentos disciplinares e explorar os media artes e a interação. Todos os anos abrimos uma chamada para estudantes de outros cursos, para estimular estes cruzamentos disciplinares. Este é um formulário de inscrição para aqueles estudantes que pretendam participar nesta iniciativa que se realiza no Centro de Cultura do P.Porto e na Blackbox da ESMAD. Os projetos desenvolvidos na HIMA são apresentados ao público no último dia do Intermediartes.

Está aberta a inscrição para as cinco vagas externas do Hackathon Intermediartes

Formulário de inscrição

Mentores

Bruno Pereira (ESMAE); Horácio Marques (ESMAD); Hugo Mesquita (ESMAD); Pedro Santos (ESMAE); Luís Leite (ESMAD); Tiago Dionísio (ESMAD); Rui Rodrigues (ESMAD)

Datas e Locais

Dia 4 de junho às 18h00 - Centro de Cultura do P.Porto (Casa do Marquês);

Dia 5 de junho às 18h00 - Blackbox da ESMAD

Dia 7 de junho a partir das 14h30 - Centro de Cultura do P.Porto (Casa do Marquês);

Workshop

Stopmotion | Pixilação

WORKSHOP

STOPMOTION | PIXILAÇÃO

Neste workshop, os participantes aprenderão os fundamentos da pixilação e do stop-motion. Através de uma experiência prática, os alunos vão explorar o potencial da animação de pessoas e objectos.

Dirigido por Mónica Santos

Junho 6 - 9h30 : 13h00 / 14h30 : 18h00

Inscrições abertas para 5 vagas no Workshop do Intermediartes

Formulário de Inscrição

OPEN CALL

Short Papers, Artworks

OPEN CALL

Short Papers, Artworks, Performances

Intermediartes 2024 recebe propostas de artigos no formato de short papers (artigos curtos) e artworks, os quais terão revisão em blind review, quer pela comissão científica como pela comissão artística. Os artigos têm oportunidade de publicação nas Atas da Conferência (em formato digital).

Processo de revisão:

  • A submissão de artigos deve respeitar os prazos definidos e estar de acordo com o modelo definido;
  • Cada artigo submetido será revisto por dois elementos da Comissão Científica, para short papers, ou por dois elementos da Comissão Artística para as propostas de artworks. A revisão dos artigos será realizada em modelo de avaliação blind review, num processo que avaliará a originalidade e relevância do artigo, bem como os resultados artísticos e técnicos;
  • Após terminado o processo de revisão, o autor correspondente será notificado acerca da aceitação ou rejeição do artigo submetido. Em caso de aceitação, o(s) autor(es) deverá(ão) submeter a versão final até ao limite da data definida pelo Intermediartes. Os autores deverão considerar as recomendações de melhoria;
  • No caso de as recomendações efetuadas pelos revisores não terem sido atendidas para a redação da versão final do artigo, a Comissão Científica/Artística reserva-se no direito de não integrar esse artigo no Intermediartes 2024.

Informações específicas para a submissão de Short Papers:

  • Os artigos curtos devem descrever trabalhos em curso, mas com resultados preliminares relevantes a serem discutidos.
  • As submissões devem ser limitadas a um número mínimo de 4 páginas e um número máximo de 6 páginas (de acordo com o modelo disponibilizado). As referências bibliográficas não estão incluídas no número limite de páginas.

Informações específicas para submissão de Artworks:

  • As submissões devem ser limitadas a um número mínimo de 3 páginas e um número máximo de 4 páginas (de acordo com o modelo disponibilizado). As referências bibliográficas não estão incluídas no número limite de páginas;
  • Incluir um apêndice em formato .doc ou .docx com a documentação adicional do trabalho, como também os links onde constam os ficheiros multimédia (áudio, vídeo, preview do trabalho...) relevantes para o processo de revisão por parte da comissão artística., tais como documentação, áudio, vídeo, preview do trabalho, URL’s, etc.
  • Deve ser enviado um apêndice em formato .doc ou .docx com os detalhes técnicos, configuração e esquema de implementação (se aplicável). Devem ser listados todos os requisitos técnicos e logísticos necessários, especificando quais poderão ser fornecidos pelos autores (esta informação não será incluída na publicação).
  • Todos as obras aceites farão parte da exposição do Intermediartes 2024. Parte da exposição terá lugar no Centro de Cultura Politécnico do Porto, e que será especialmente dedicado ao tema da 6ª Edição do Intermediartes: Ideias, actos e artefactos de liberdade.
  • A publicação nas atas da conferência incluirá o resumo, o texto principal e pelo menos uma imagem em destaque da obra. Esta imagem deverá ser fornecida pelo(s) autor(es) no momento da submissão final do artigo.

Informações gerais de submissão:

  • Os artigos devem seguir as instruções para autores e o modelo em formato word aqui disponibilizado e devem ser submetidas através da plataforma Microsoft CMT. O autor correspondente deverá criar conta nesta plataforma e submeter o artigo a partir do seguinte link: https://cmt3.research.microsoft.com/Intermediartes2024
  • As informações que possibilitem a identificação dos autores devem ser excluídas. Nomes, afiliações e referências bibliográficas dos autores não devem aparecer na versão inicial, devendo essas informações ser incluídas apenas na versão final do artigo;
  • Os artigos podem ser escritos em Português ou Inglês (UK) e a norma utilizada deverá ser a APA 7th edição (como indicado no modelo disponibilizado). Na versão final do artigo, as imagens e outros ficheiros multimédia devem ser anexados como ficheiros independentes. Ao nível das imagens, estas devem ser enviadas com uma resolução mínima de 150 dpi's em formato PNG ou JPG;
  • A versão final dos artigos deve ser submetida deve conter: i) a versão final no formato “.pdf”; ii) o ficheiro fonte no formato .doc ou .docx; iii) todos os ficheiros adicionais com as indicações enunciadas nos pontos anteriores (quer seja short papers ou artworks/performances).
  • As imagens e ficheiros multimédia devem ser autorizadas para publicação.

Qualquer assunto ou dúvida deve enviar e-mail para: intermediartes@esmad.ipp.pt


Descarregar Template

Deadlines

Short Papers, Artworks/Performances

Deadlines

Short Papers, Artworks, Performances

Short Papers

Submissão dos artigos -> 14 Abril (última chamada)

Comunicação dos resultados -> 4 maio

Camera Ready Version -> 12 maio

Artworks/Performances

Submissão dos artigos -> 14 abril (última chamada)

Comunicação dos resultados -> 4 maio

Camera Ready Version -> 12 maio